Preço do café cai em Fortaleza devido ao tarifaço de Trump e à safra, diz Dieese

21/08/2025

Imagem da notícia

As tarifas de 50% impostas por Donald Trump aos produtos brasileiros começaram a produzir impactos sobre os preços internamente antes mesmo de serem aplicadas. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em Fortaleza, o café teve queda de 2,25% em julho na comparação com junho.

De acordo com o Dieese, o preço de 300 gramas de café caiu de R$ 22,24 em junho para R$ 21,74 em julho. No documento, o departamento avaliou que "os preços domésticos acompanharam as oscilações da commodity nas Bolsas de Nova York e Londres, diante da tarifação de 50% nas importações norte-americanas, o que gerou especulações quanto ao possível escoamento da safra brasileira".

Resumidamente, a nova safra elevou a oferta de café e pressionou os preços para baixo, enquanto o tarifaço dos EUA intensificou a especulação, acentuando ainda mais a queda das cotações.

"Em julho, as especulações sobre o preço do café estavam ambíguas, visto que o preço da commodity no mercado internacional permanecia em queda, apesar da ameaça tarifária. Porém, a taxa imposta em abril teve um impacto maior nessa queda do mês de julho do que a sobretaxa de agosto", explica o técnico do Observatório da Agricultura Familiar do Dieese, Arianderso Melo. 

Além de Fortaleza, outras 20 cidades brasileiras pesquisadas para a composição da cesta básica tiveram queda nos preços do café em julho de 2025, sendo as retrações mais significativas registradas em Belo Horizonte (-8,17%) e Teresina (-3,99%).

Fonte: Diário do Nordeste