Trump diz que Netanyahu concordou com plano de paz para Gaza apresentado pelos EUA

30/09/2025

Imagem da notícia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, concordou com o acordo de paz apresentado pelo governo americano para encerrar o conflito em Gaza, e que um cessar-fogo na região estaria "muito perto".

Após uma reunião bilateral fechada entre os dois líderes, Trump e Netanyahu deram declarações em conjunto para a imprensa. O presidente americano pontuou que o israelense deixou muito claro sua oposição a criação de um Estado Palestino, e que vai apoiar a destruição do Hamas se o grupo terrorista rejeitar o plano.

Em sua fala, Benjamin Netanyahu afirmou que apoia o plano americano de acabar com a guerra em Gaza, ainda que isso atrapalhe os objetivos israelenses de trazer os reféns de volta e destruir o Hamas.

Sobre a soltura dos reféns, Trump declarou que a proposta é de que todos sejam libertados em até 72 horas. O acordo também prevê ainda a criação de um conselho internacional presidido por Donald Trump, além de uma anistia a integrantes do Hamas que entregarem as armas e a possibilidade da criação de um Estado palestino - a qual Netanyahu ja se posicionou contra.

Apesar de a reunião ter sido fechada, uma TV israelense divulgou a informação - já confirmada pela Casa Branca - de que Netanyahu participou de uma ligação que Trump fez ao primeiro-ministro do Catar. No telefone, o premiê israelense pediu desculpas pelo ataque que Israel fez em Doha visando atingir alvos do Hamas.

O pedido de desculpas era parte de um acordo para que o Catar pressionasse o Hamas a aceitar a proposta de 21 pontos do governo Trump para acabar com a guerra. Lembrando que o Catar é um dos mediadores de um acordo de paz por ter comunicação aberta tanto com Israel quanto com o Hamas.

A visita de Netanyahu ocorre em um momento em que Israel parece cada vez mais isolado no cenário mundial por causa do conflito na Faixa de Gaza.

Fonte: CBN